domingo, 29 de setembro de 2013

Surgimento do Arcadismo no Brasil

O arcadismo tem seu surgimento no Brasil, marcado por dois aspectos principais: o dualismo dos escritores brasileiros no século XVII que seguiam os modelos culturais europeus e se interessavam pela natureza, e a influencia das ideias iluministas sobre escritores brasileiros que ocasionou no movimento da inconfidência mineira. O arcadismo brasileiro originou-se primeiramente em Vila Rica, hoje Ouro Preto Minas Gerais. Os jovens, mas privilegiados dessa cidade foram buscar conhecimento em Coimbra, e retornavam com ideias iluministas. Vários desses intelectuais e escritores sonhavam com a independência do Brasil, e foram eles que tiveram participação no movimento da inconfidência mineira, esses escritores eram Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Claudio Manuel da Costa, e apenas um que não era escritor: o Alferes Tiradentes que era maçom e simpatizante dos ideias iluministas.
Com a traição de Joaquim Silvério dos Reis, que devia grandes somas ao governo português, o grupo foi preso, mas todos negaram a participação no movimento, exceto Tiradentes. Claudio Manuel da costa suicidou-se na prisão antes do julgamento, lá Tiradentes e Alvarenga Peixoto foram condenados à morte por enforcamento, e os outros condenados a exílio temporário ou perpetuo.
Tiradentes assumiu a liderança do grupo e no dia 21 de abril de 1792 foi enforcado, seu corpo esquartejado e exposto por vila rica. Além disso, todos os seus bens foram confiscados sua família amaldiçoada e o chão de sua casa salgado para que dele nada mais brotasse.