domingo, 29 de setembro de 2013

A obra ''Marília de Dirceu''

Marília de Dirceu é um longo poema narrativo, composto por duas partes de cerca de trinta liras. A linguagem empregada é simples e coloquial. O poema nos apresenta a Marília e ao pastor de ovelhas Dirceu, que e responsável pela voz do poema, e descreve seus sentimentos pela jovem camponesa Marília, inspirada pelo autor em uma personagem real, era pastora de ovelhas em uma região não especificada pelo autor. Essa primeira parte e anterior à prisão mostra-se o poeta cheio de esperanças, fazendo projetos,e defendendo a vida burguesa, predomina o convencionalismo arcádico,com uma preocupação em louvar a beleza da amada e se colocar a altura dela.

Descrevida pelo autor como uma mulher de cabelos longos e loiros, Marília, era sinônimo de amor, a personagem real, Maria Doroteia foi à fonte de inspiração do poeta, alem da influencia da prisão injusta, e a magia da natureza e do clima que vivia naquela época que são elementos evidentes na poesia.
No poema Dirceu fala frequentemente de seus planos em relação ao futuro com Marília ele deseja uma vida junto à natureza, com filhos.