domingo, 29 de setembro de 2013

Características da Língua Arcade

fugere urbem =Fuga da cidade: uma vida simples e natural, junto ao campo distante de centros urbanos.


-Áurea mediocritas (vida medíocre): idealização de uma vida pobre e feliz no campo em oposição à vida luxuosa e triste na cidade.
-Ideias iluministas: como expressão artística da burguesia o arcadismo veicula também certos ideias políticos e ideológicos dessa classe, no caso ideias do iluminismo. Embora não seja a preocupação central da maioria dos poetas árcades, ideias de liberdade, justiça e igualdade social.
 - Convencionalismo amoroso: na poesia árcade as situações são artificiais, não e próprio poeta quem fala de si e de seus sentimentos. No plano amoroso, por exemplo, quase sempre e um pastor que confessa o seu amor por uma pastora e a convida para aproveitar a vida junto à natureza. Não a variações emocionais. Isso ocorre devido ao convencionalismo amoroso, que impede a livre expressão dos sentimentos, ou seja, o que mais importava ao poeta árcade era seguir a convenção, fazer poemas de amor como faziam os poetas clássicos, e não expressar os sentimentos.
- Carpe diem: desejo de aproveitar a vida e o dia enquanto e possível faz parte do convite amoroso para aproveitar o momento presente.

- Pastoralismo e bucolismo: vida simples junto à natureza.
- A rejeição do estilo e espírito barroco, a busca do equilíbrio e da naturalidade, no contato com a natureza com poesias  pouco expressivas e inspiradas, além disso, as regras do renascimento foram restauradas através de Horácio (poeta árcade).

Resumindo, as principais características são quanto à forma: vocabulário simples, frases na ordem direta, ausência quase total de figuras de linguagem. Quanto ao conteúdo: convencionalismo amoroso, idealização amorosa, racionalismo, ideias iluministas, carpe diem, pastoralismo e bucolismo, fuga da cidade, áurea mediocritas.